domingo, 19 de junho de 2011

Viagem do Conhecimento - National Geographic Brasil

O que é?
Desafio National Geographic é a maior olimpíada de Geografia do Brasil. Em sua quarta edição, o evento integra o projeto Viagem do Conhecimento, idealizado pela revista National Geographic Brasil e realizado pela Editora Abril.

Objetivos

- Estimular jovens estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio, com seus núcleos familiares e escolares, a conhecer melhor o espaço, o país e o mundo onde vivem;
- Disseminar a cultura de viagem como experiência para ampliar o conhecimento do Brasil e do mundo;
- Contribuir para a melhoria da qualidade de ensino da disciplina de Geografia e áreas afins;
- Propiciar o enriquecimento do trabalho de professores em escolas públicas e particulares, contribuindo para sua valorização profissional;
- Incentivar estudantes e educadores a avaliarem as relações sociedade-natureza sob uma perspectiva crítica, ética, solidária e sustentável.
Como participar
- O Desafio National Geographic 2011 é aberto a alunos regularmente matriculados no oitavo e nono anos (antigas sétima e oitava séries) do Ensino Fundamental e na primeira série do Ensino Médio.
- Alunos não podem se inscrever individualmente. As inscrições das escolas devem ser feitas pelo professor de Geografia, coordenador pedagógico, vice-diretor ou diretor. Basta deixar seu nome e turma na sessão dos comentários que eu efetuo a inscrição. Deixe seu nome, série e escola. (Apenas para os estudantes do Colégio Apoio, BJ Colégio e Curso e Escola Mater Christi) Localizadas na cidade de Recife, se você não estuda nessas escolas, contate seu professor de Geografia e peça para que ele faça a inscrição da escola e a sua.
- O Desafio é realizado em três etapas: Local, Regional e Final, conforme previsto no calendário.
O que estudar
Os principais assuntos que serão contemplados nas provas do Desafio 2011 podem ser pesquisados na Matriz de Referência, como relações sociedade-natureza, usos dos recursos naturais, sustentabilidade, cidades, patrimônios culturais da humanidade, inovações nos sistemas de energia, transportes, comunicações e informações, a mobilidade espacial e a constituição de uma escala global de relações humanas, além de habilidades de leitura, produção e interpretação de mapas e textos em diferentes gêneros.
Calendário
6/6 Início das inscrições       
29/7 Término das inscrições       
3/8 Download da 1ª prova disponível na área restrita (apenas para professores)
10/8 1ª prova – Fase Local
12/8 Divulgação do gabarito da Fase Local    
12/8 Divulgação das escolas-sede da Fase Regional  
19/8 Prazo final para cadastramento dos alunos para a Fase Regional
2/9 Início do envio da prova da Fase Regional para as escolas-sede
24/9 Realização da prova Fase Regional 
30/9 Prazo final para envio dos gabaritos da Fase Regional
15/10 Prazo final para correção dos gabaritos da Fase Regional
20/10 Divulgação dos finalistas para Fase Final
17 a 20/11 Fase Final e evento de premiação


Prêmios
Os alunos selecionados nas fases Local e Regional são premiados com uma viagem à cidade indicada pelo Comitê Gestor para sediar a Fase Final, acompanhados de seus pais e professores responsáveis, onde será disputada a Fase Final. Haverá uma intensa programação cultural pelos principais pontos turísticos da cidade, além de um Trabalho de Campo acompanhado pela Equipe Pedagógica do Viagem do Conhecimento.

Regulamento
É importante que todos leiam atentamente o regulamento do Desafio. 


sábado, 4 de junho de 2011

A cidade "Moribunda"!

A história é a seguinte: um artigo da revista “Newsweek”, uma das mais famosas do mundo, classificou a cidade americana de Grand Rapids, no Michigan, de “moribunda”.

Revoltados, moradores e autoridades da cidade se mobilizaram e, em vez de apelar aos tribunais, recorreram à… música. Isso mesmo! Música.
No último dia 22, a cidade parou (literalmente) para gravar um clipe da música “American Pie”, de Don McLean. Entre bandas, desfiles, carreatas, efeitos especiais, helicópteros e até um casamento, 5 mil pessoas foram envolvidas.
O resultado foi uma resposta à altura e um filme que críticos americanos já estão considerando como “o maior clipe de todos os tempos”
Segue parte da descrição do vídeo. (desconciderem alguns erros literais de tradução).
"The Grand Rapids LipDub vídeo foi filmado 22 de maio, com 5.000 pessoas, e envolveu uma paralisação geral da cidade de Grand Rapids, que estava cheia de bandas, desfiles, casamentos, carreatas, pontes em chamas, e decolagens de helicópteros. É o maior e mais longo vídeo LipDub, até à data.
Este vídeo foi criado como uma resposta oficial para o artigo da Newsweek chamado Grand Rapids uma "cidade moribunda". Nós discordamos fortemente, e queriamos criar um vídeo que envolvesse a paixão e energia crescente que todos nós sentimos crescer exponencialmente, nesta grande cidade. 
Sentimos  que a música de Don McLean "American Pie", uma canção sobre a morte, poderia ter um final, triunfante e cheio até a margem com a vida e esperança. "- Rob Bliss, Diretor e Produtor Executivo
* Nota: O "novo recorde mundial" designação que se refere ao tamanho e alcance, e não a duração. 
Storyboards e arte conceitual por Greg Oberle.
Esta produção de 40.000 dólares foi integralmente financiado pela generosidade de patrocinadores locais
O vídeo tem o formato de LipDub que foi um "estilo" criado por estudantes alemães, o LipDub é um vídeo que combina uma trilha sonora contagiante e um grupo de pessoas dublando essa música. E o que deixa esse vídeo mais interessante é a forma como ele é feito, sem cortes. A gravação só termina quando a música acaba.

A idéia é simples. Basta reunir um grupo de pessoas, escolher uma trilha e gravar o clipe. Mas para ter um resultado bacana, esse clipe deve ter espontaneidade, autenticidade, participação e, principalmente, diversão.

Curtam...